| 11 out 2013

Por livra

Alegre sua cozinha com um canteirinho de temperos

Além de criar sabores mais naturais para os pratos, o cantinho de temperos pode trazer um odor agradável para o ambiente Tem coisa mais gostosa do que um toque de ingredientes naturais na refeição? O sabor do interior pode estar presente mesmo nas mesas de quem mora em um apartamento, bem no centro agitado da […]

Além de criar sabores mais naturais para os pratos, o cantinho de temperos pode trazer um odor agradável para o ambiente

canteiro de ervas

Tem coisa mais gostosa do que um toque de ingredientes naturais na refeição? O sabor do interior pode estar presente mesmo nas mesas de quem mora em um apartamento, bem no centro agitado da cidade. Basta colocar as mãos à obra e montar um canteirinho de temperos na sua casa. Além de alegrar a sua cozinha, as plantas do cantinho verde vão dar outro gosto às suas refeições.

Veja como é simples montar um canteirinho:

Defina os temperos que você gostaria de plantar

Salsinha, alecrim, manjericão e cebolinha estão entre as ervas aromáticas que melhor se adaptam ao plantio em vasos, ideal para espaços pequenos, como apartamentos. Na hora de escolher as plantas, é muito importante reservar um espacinho para os chamados repelentes naturais, as ervas protetoras das pragas na horta. Dois bons exemplos são o coentro e a hortelã. Fique ligado: as ervas podem ser plantadas durante todo o ano. Por isso, são perfeitas para quem mora em apartamento e dispõe de pouco espaço. Já as hortaliças são ideais para o outono.

Busque um cantinho arejado

Para montar sua horta de temperos é preciso escolher um lugar aberto em casa, arejado e que receba a luz natural. É muito importante verificar se as ervas estão recebendo insolação direta e não pelo vidro da janela.

Aposte no banho de sol

Para sua hortinha de temperos crescer bonita e saudável, ela deve ter em torno de quatro horas de exposição solar por dia. Se for possível, dê preferência para o sol da manhã. Vasos pequenos, com possibilidade em mudar de lugar podem ser uma boa para apartamentos com pouca iluminação natural.

Controle a água necessária

Sua horta só vai vingar se tiver a quantidade certa de água. O ideal é que você regue as ervas diariamente, de manhã e à noite. Fique atento para não colocar água em excesso e apodrecer a raiz das plantas. Para checar, pegue um pouco da terra e aperte com as mãos. Se escorrer água é porque você exagerou na dose. Se estiver compacta, está no ponto ideal. Quando a terra esfarela, é porque ainda está seca e você precisa regar mais!

Economize colocando adubo caseiro

Restos de frutas, legumes e hortaliças que foram utilizadas no preparo das refeições podem ser usadas como adubo na sua hortinha de temperos. Basta guardar todas as sobras em uma caixa de plástico fechada e sem incidência de luz solar,  deixar os restos descansarem e mexer de vez em quando. Dois meses depois, o composto já pode adubar a terra. Na hora de escolher a terra para sua horta, compre a de origem vegetal e sem fertilizante químico. Lembre que você comerá as ervas!

Compre vasos sob medida

Plantas de pequeno porte, como a maioria dos temperos usados em hortas caseiras, podem ser facilmente acomodadas em vasinhos de até 15 centímetros. Além de mais delicados, vasos menores permitem uma maior variedade de ervas. Benefício extra: sua casa vai ficar ainda mais perfumada!

Agora é só começar sua horta particular e começar a aproveitar os benefícios de colher ingredientes fresquinhos, pouco antes de irem para a panela!

Fonte: Imóvel Web