Não declarar despesa rende multa e até prisão

Omitir aluguel no IR pode render multa de R$ 5.000 e levar à prisão

Especialista alerta para a necessidade de locador e inquilino declararem os mesmos valores para não serem mordidos pelo leão

Os contribuintes brasileiros que moram de aluguel ou possuem imóveis locados devem prestar muita atenção na hora de acertar as contas com o leão. A omissão dos pagamentos no Imposto de Renda pode resultar em uma forte dor de cabeça.

“Se não declarar o aluguel ou qualquer outra despesa, o contribuinte corre o risco de receber uma multa de até R$ 5.000 e pode ser presa”, afirma o coordenador do curso de ciências contábeis da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo), Wagner Pagliato.

De acordo com Pagliato, locador e inquilino devem ter ainda atenção redobrada quando o aluguel pago é recebido por uma imobiliária.

Ele explica que nesses casos a imobiliária é obrigada a informar para a Receita o valor total do aluguel e quando embolsou de comissão. Com isso, caberá ao Fisco cruzar as informações declaradas por todas as partes.

“Quem pagou o aluguel informa o valor total pago. Já quem recebeu o aluguel, lista o valor do pagamento menos a comissão paga à imobiliária”, orienta Pagliato.

Fonte: www.noticias.r7.com