Quando escolhemos morar em condomínio buscamos as inúmeras vantagens que este tipo de moradia tem a oferecer. E aquele que se disponibiliza a administrar um condomínio sabe que a função engloba gerenciar diversas atividades.

O verão é uma das estações do ano mais aguardadas já que traz luz e calor, além de ser período propício para as férias e outros.

Atualmente, muitos condomínios têm ampliado suas áreas verdes, porém o calor faz o gramado e plantas crescerem mais rápido.

Cuidando do jardim e plantas do seu condomínio


Foto: Daniel Frese | Pexels

As áreas verdes melhoram muito a qualidade de vida de condôminos e moradores.

Os jardins são áreas importantes para o convívio da coletividade, além de acrescentar valor patrimonial. Um jardim bem cuidado fornece um espaço para relaxamento e bem-estar dos moradores!

Plantas liberaram gotículas de água favorecendo a temperatura em dias de calor excessivo, pois quebra a sensação térmica e aumenta a sensação de frescor.

E com novas tecnologias surgindo dia a dia, os condomínios sustentáveis vieram para ficar, já que além de diminuírem custos também reduzem o impacto ambiental.

5 dicas para manter em dia a saúde do jardim e plantas do seu condomínio:

Espécies: Para manter o jardim bonito no verão é preciso prepara-lo para a estação mais quente do ano. Assim você pode aproveitar a estação anterior para repaginar jardins e plantas do seu condomínio, já que o verão é um período favorável ao crescimento. Plantas de replantio precisam ser regadas com mais frequência que as demais tendo em vista passarem por período de adaptação ao novo local.

Grama: Existem tipos de grama adequada para ambientes diferentes quanto a utilização. É importante nivelar a grama do seu condomínio no mínimo anualmente. Podar a grama fortalece o seu crescimento prevenindo abafamento pelo crescimento de forma irregular. Por isso é fundamental manter poda, mas também regá-la a fim de garantir uma grama verdinha e bonita de ser admirada.

Podas: Salvo a grama, não é recomendável realizar podas de jardins e plantas no verão, pois como se falou o verão é período propício ao crescimento. Porém, devem ser cuidadas e tratadas através de manutenção e limpeza habitual. É importante retirar galhos e folhas secas ou mortas, pois além de evitar a perda de nutrientes, valorizará mais o ambiente.

Pragas: Buscando-se evitar as chamadas “pragas” é necessário realizar limpeza, adubação e irrigação com frequência, assim o jardim e plantas do seu condomínio irão manter-se mais saudáveis e bonitos. Caso não consiga evitá-las, há no mercado diversos tratamentos especiais, basta pesquisar, já que em muitos casos elas podem comprometer a planta de forma irreversível.

Manutenção: É importante criar e manter um cronograma de manutenção do jardim e plantas de acordo com o perfil e necessidades do seu condomínio.  Tarefas simples de manutenção podem ser realizadas regularmente a baixo custo mantendo assim a saúde do jardim e plantas. Não manter uma manutenção adequada pode trazer prejuízos como comprometimento da estrutura, do solo e das próprias plantas.

Além das dicas acima, é essencial a orientação e conscientização dos condôminos, moradores e funcionários quanto aos cuidados da área verde, tais como não pisar a grama, não jogar lixo assim como recolher fezes dos pets.

São atitudes simples que ajudam a manter e preservar um ambiente agradável e aconchegante.

Neste artigo buscamos trazer dicas fáceis de executar e importantes para a preservação da área verde do seu condomínio se manter saudável no verão, bem cuidada e charmosa.

Escrito por:

SIMONE GONÇALVES
Advogada OAB/RS 74.437
Email:contato@simonegoncalves.com.br
www.simonegoncalves.com.br

Conheça nosso Blog e cadastre-se para receber gratuitamente conteúdos e atualizações. https://simonegoncalves.com.br/blog/

via vivaocondominio.com.br