| 08 maio 2023

Por Redator Advance

Como o síndico pode evitar o estresse

O dia a dia de um síndico nunca foi fácil, e a pandemia fez com que essa ‘vida’ se tornasse mais difícil, com desafios diários, aumentados pela tensão do momento.

Pensando nisso, separamos uma lista que vai ajudar o síndico a resolver algumas questões, e suportar outras, de forma mais tranquila e sadia. Veja!

❗️Determine um limite: é interessante possuir um protocolo de atendimento, estabelecendo horários para que os moradores possam se comunicar e tirar as suas dúvidas, e também definir os meios de comunicação oficiais para isso, tendo um número exclusivo para atender as demandas do condomínio, e também disponibilizando algum local no aplicativo do condomínio para isso, se houver, além do próprio e-mail.

❗️Faça planejamentos e seja organizado: existem síndicos que utilizam quadros onde conseguem mapear as rotinas diárias e semanais do condomínio, pois possibilitam uma visão ampla das atividades do empreendimento, o que é bem interessante. Você pode utilizar a agenda também, desde que nela conste todas as informações necessárias.

❗️Faça planilhas com os compromissos e prazos, principalmente com relação às manutenções, inspeções e prazos para a prestação de algum serviço.

❗️Conhecimento nunca é demais, e a falta dele e também de preparo para administrar são pontos específicos que tem causado estresse em síndicos em todo o país. É importante estudar, e se manter atualizado, seja através de cursos, leituras, lives ou webinars, e atualmente existem muitos profissionais que estão oferecendo tudo isso de forma gratuita.

❗️Saber a hora de parar: é importante que o síndico percebe o momento de parar. Quando sua saúde física ou mental for afetada, é preciso parar, avaliar, e definir o que é melhor para você. Não espere o mandato acabar, se for preciso renuncie. Todos possuem um limite, não espere chegar o seu!


Fonte: Síndico Legal

Tags da matéria