Trabalhar em casa é uma das ações para diminuir o contágio do novo coronavírus. Confira as nossas dicas.

Com o aumento no número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, a recomendação para evitar aglomerações e diminuir as chances de contágio levou muitas empresas a liberar seus funcionários para fazer home office. Por isso, resolvemos preparar um conteúdo que explica como você pode montar um home office funcional e contribuir 100% para a sua produtividade em casa.

Juliana Clemente:

Diretora de Operações do ZAP, afirma que o espaço escolhido em casa para o trabalho é o principal fator para a obtenção do sucesso durante a jornada de trabalho. “Nesse momento em que estamos todos em nossos abrigos, nos resguardando, surge também a oportunidade de avaliarmos o espaço que temos em casa disponível para trabalho, estudo, etc. Como em todo projeto de interiores, em primeiro lugar, vale definir quais são suas necessidades para este espaço e depois escolher móveis adequados, materiais, objetos, cores, livros, plantas para ocupar esse ambiente tão importante. Em minha casa, montei esse cantinho para abrigar uma escrivaninha e uma cadeira (com ergonomia apropriada) porque é abundante de luz natural, vem a brisa das janelas e onde posso estar ao lado do canto de brinquedos da minha filha, Teresa, de 2 anos”

Disciplina, compreensão familiar e metas claras

São as bases para que o trabalho em casa triunfe entre quatro paredes. E mesmo quando o ambiente não é o local de trabalho oficial, é preciso ter um suporte mínimo necessário para finalizar o que nem sempre se concluiu no escritório. Ou seja, um home office funcional e agradável é meio caminho para que se atinja prazer e sucesso no negócio em casa.

Segundo os especialistas, em primeiro lugar vem a ergonomia, afinal passamos longas horas dentro deste ambiente de trabalho e conforto é o que buscamos. Trabalhar confortavelmente melhora seu desempenho e qualidade do trabalho feito. Seja em um escritório comercial ou residencial, fundamental é que seja um ambiente propício para a concentração, a criatividade e a produtividade.

Elaboramos uma série de dicas para o seu home office e seu trabalho funcionarem numa boa. Confira abaixo:

Tenha um local de trabalho apropriado:

Se você não tiver um dormitório ou uma área bem demarcada para tal fim em casa, tenha pelo menos um espaço separado para sua mesa, livros, telefone, canetas e papel. São raros os casos de pessoas que funcionam bem um dia na cama, outro no sofá e outro na mesa de jantar. Se o tipo de atividade que você faz em casa é de suporte à profissional feita na empresa, o escritório pode ser uma sacada, no quarto ou até mesmo em um ambiente de passagem. Porém, cuide para que a iluminação deste local seja adequada, para que haja ventilação suficiente e para que se consiga o mínimo de tranquilidade para concentração, se for o caso.

Estabeleça regras:

Quando estiver em seu espaço de trabalho, você não deve ser interrompido com problemas domésticos. Separe bem sua vida pessoal de sua vida profissional. Isso deve ficar bem claro para sua família, amigos e empregados domésticos. Não tenha receio de impor limites e dizer: “não posso, estou trabalhando”;

Tenha todos os itens que precisa disponíveis:

Computador, internet de qualidade, microfone e fones de ouvido, teclado e mouse. Você terá que fazer alguns investimentos e terá que cuidar da manutenção do seu escritório. Prepare-se para tomar nota de tudo que precisa e as providencie em seu tempo livre;

Utilize uma mesa e uma cadeira confortáveis:

Você passará uma grande parte do seu dia neste ambiente então é preciso que ele seja confortável. Com boas pesquisas na internet é possível conseguir isso com um baixo investimento. Acredite: passar muito horas sentado em um banco ruim fará mais mal a sua coluna do que se pode imaginar;

A mesa é essencial para você colocar seus objetos pessoais e coisas do escritório, principalmente nos dias de hoje, já que não sabemos quando voltaremos a trabalhar na empresa. É importante ter uma pesa apropriada e com o espaço que te proporcione uma boa rotina de trabalho.

Estipule uma rotina de trabalho:

É importante que você defina seus horários. Determine seu horário de trabalho e os momentos nos quais você pode parar por um tempo e esfriar a cabeça, fazer outras coisas, tomar um café ou ir ao banheiro. Mas lembre-se: estes horários devem ficar claros para você e seu time;

Gerencie seu tempo nas redes sociais:

Pode parecer bobagem, mas sem um policiamento você gastará grande parte do dia sem nem perceber. Eventualmente você gastará algum tempo com isso, principalmente se seu trabalho envolve internet, porém saiba que esse tempo gasto não pode tornar-se regra. Seja firme e disciplinado com o próprio tempo;

Estimule-se visualmente:

Ter uma parede pintada de uma cor vibrante ou intensa ajuda aqueles que precisam produzir com criatividade e originalidade. Vermelho, amarelo, rosa e laranja costumam funcionar sobre uma base neutra e ajudam a pontuar em objetos e mobiliário móvel. Lembre-se: tons frios deixam a peça mais tranquila e relaxante, e os terrosos, mais sóbrio e sofisticado. Se tiver espaço, avalie a possibilidade de pintar uma parede ou uma parte dela com a tinta lousa, onde você poderá deixar recados, frases e pensamentos estimulantes. Emoldure fotos, quadros de valor sentimental e pôsteres que até então estavam guardados. Tudo isso, visualizado diariamente, ajuda a criar um cantinho pessoal, cheio de energia e estimulante;

Organize as tarefas para o dia:

Tente fazer este planejamento como sua primeira tarefa todas as manhãs, desta forma você e seus colegas saberão o que esperar ao final do de trabalho dia (e você evitará sair do percurso). Você pode experimentar ferramentas de produtividade ou um simples bloco de notas (use a ferramenta que consumirá menos tempo para manter);

Desabilite as notificações de alguns aplicativos, elas geram muito ruído e acabam por atrapalhar e desconcentrar (Skype, Gtalk, aplicações desktop para Facebook e Twitter):

Logicamente é importante saber dos e-mails que recebemos, mas não é produtivo ser alertado sobre cada novo spam ou contato que fica online. Saiba administrar o tempo “para cada atividade”.

Fonte: Zap em Casa